31 de janeiro de 2011

AS BRUXAS

Florianópolis também é conhecida como “a ilha da magia”, e não é a toa. O mito da bruxa é tão antigo como a atual Santa Catarina. De uma forma geral, acredita-se que as bruxas vieram para Florianópolis, na época da colonização açoriana, de navio, quando estas, junto de escravos negros e pessoas doentes, eram banidas da Europa. Também acreditava-se que a sétima filha mulher de um casal, seria bruxa, a menos que fosse batizada pela irmã mais velha. 
Os antigos contam que a bruxa era má. Suas vítimas eram sempre crianças, animas pequenos, lavouras em crescimento. É o que dizem os moradores mais antigos na ilha. Outros contam que, para descobrir uma bruxa é muito simples: tira-se todos os móveis da sala da casa, e aí, bem no meio, a dona da casa deve repetir três vezes, bem alto o nome da mulher que ela acha que é bruxa e que é vizinha ou está por perto. Daí a pouco, se esta mulher é mesmo bruxa, vai aparecer e perguntar, fingindo inocência: "A senhora me chamou, vizinha?". 
E o melhor mesmo, segundo os moradores da ilha, é rezar o Pai-Nosso e a Ave-Maria toda sexta-feira às 18:00h, e andar sempre com alho no bolso, para proteção, pois a bruxa de hoje não tem qualquer aparência especial. É uma mulher comum, que pode ser até uma moça bonita, não voa em vassoura e não tem chapéu pontudo. Segundo Franklin Cascaes (grande pesquisador das lendas de Santa Catarina) estas bruxas atuais são mais perigosas...

30 de janeiro de 2011

A BRUXA

A caldeira a ferver
naquela gruta escura
os morcegos voam
eu sou uma bruxa madura!

Uma plaquinha na entrada:
 "Os mais diversos feitiços!
Aqui você consegue conquistar sua namorada!"
Basta procurar a Bruxa Viços!

Como me encontrar?

Saia da Cidade, vire à esquerda,
Quebre a direita, vá em frente,
Depois daquela árvore robusta
Com Cem anos de idade!

Está a minha gruta, meu caldeirão
sempre a ferver: uma pitadinha de asa  moída de barata
penas de ganso,olhos de tamanduá,
e folhas de  louro, e gravatá,

Tudo bem temperado, na melhor cozinha da cidade,
Local aconchegante, pra quem entende de mocidade!
Tenho já trezentos anos,
Mas para uma bruxa, sou jovem na idade!

Compreendo os males do coração
Por isso faço feitiços para o amor,
Quero todos felizes,e cheios de calor.
Aproveitem-me!...

Porque isso não ocorre todo dia
De repente tudo muda, de acordo com a ventania,
Eis que, senão quando... de repente, finalmente...
Tenho um humor flutuante....
CABRUM!  Fico horrorosa, aterrorizante!!!!

E transformo o visitante
Em sapo para minha companhia
Gritando loucamente: Ó forças, forças do mal
Deixem-me em baixo astral

Porque se sou boazinha,
Todos brincam com essa carinha!

FOLHAS REVELADORAS

 Você sabia que podemos prever o futuro através das folhas secas? Existe um oráculo, ou seja, um jogo de adivinhação criado pelos antigos druidas (magos que lidavam com os elementos da natureza) para prever o futuro, e nós vamos te ensinar este método !!
 PARA CONSULTAR É FÁCIL: Pegue três folhas de qualquer árvore que ainda estejam presas aos galhos. Não vale folhas secas que já caíram no chão ok? Depois, observe bem cada uma delas. Normalmente, tem duas faces. A com as nervuras fica sempre para fora depois que a folha seca, e a outra, mais viçosa, acaba ficando para dentro, às vezes quase fechada. Quando a folha cair envergada para cima, leia na interpretação para cima. E quando a folha cair com a parte que se fecha para baixo, leia para baixo.
             

O QUE VAI ACONTECER?

TRÊS PARA CIMA:  Os caminhos se abrem pra você e a sorte está ao seu lado. As boas energias da natureza revelam que o amor poderá ser mais feliz de agora em diante. Se está só, há grandes chances de conquistar a pessoa amada. O jogo pede também que você acredite mais no futuro, e em você mesma, e faça planos para que, em breve, realize-os e conquiste novos territórios.

DUAS PARA CIMA E UMA PARA BAIXO:  Espere novidades em vários setores. No amor, elas virão na forma de uma nova paixão ou de uma renovação total em suas paqueras. Algum cara novo vai aparecer. Com dinheiro, é bom Ter mais cuidado, apesar do amanhã reservar alguma quantia extra para realisar um projeto antigo. Em todo caso, poupe para quepossa ter uma reserva.

UMA PARA CIMA E DUAS PARA BAIXO: Cuidado com os seus planos, pois existem fortes chances de você sofrer decepções. Porém, a sua intuição agora está mais aguçada do que nunca, e você saberá escolher o caminho certo. Amor instável, procure não provocar brigas no romance. Se estiver só, vá com calma com as conquistas e não espere muito da paixão. Economize bastante e controle melhor suas contas. Pense no amanhã.

TRÊS PARA BAIXO:  Você precisa traçar metas urgentes na sua vida. O futuro está um tanto desanimador, e a luz para iluminar o caminho do amanhã está em você. Não é hora de deixar a peteca cair. Acredite na sua capacidade de realizar, nos seus talentos, na sua força de vontade. O amor só acontecerá quando você abrir seu coração a ele. Nas conquistas, procure ousar, pois o futuro não está fácil para conseguir uma nova paixão. Procure controlar rigorosamente seu dinheiro, pois poderá Ter prejuízos mais tarde.  


27 de janeiro de 2011

Escorpião



Qualidades: Fixo
Modo: Sentimento
Lema: Eu controlo

Pedras: Rubi e Granada
Cores: Preto e Vermelho sangue
Área do Corpo: Genitália, Uretra e Bexiga
Atrações: Capricórnio, Leão, Peixes

Aparência: Altura mediana, nariz adunco, cabelos escuros, pele trigueira.
Pontos Fortes
      Enérgico, Rápido, Passional, Magnético, Dramático, Físico, Organizado, Astuto, Poderoso, Curioso, Meticuloso, Interessante, Convincente, Atencioso, Cuidadoso, Indomável, Auto confiante, Persistente, Triunfante, Realista, Ousado, Profundo, Persuasivo, Sedutor, Espiritual, Responsável, Intuitivo, Emotivo.
Pontos Fracos
      Pouco diplomático, Irritável, Possessivo, Ciumento, Queixoso, Estressado, Intolerante, Autoritário, Melancólico, Rígido, Depressivo, Exigente, Fechado, Reservado, Frustrado, Preocupado, Ressentido, Caótico, Sufocante, Manipulador, Sofredor, Materialista, Ofensivo, Perturbador, Impulsivo.
Temperamento
      O nativo de escorpião possui um mundo inesgotável de idéias e recursos e um abundante magnetismo tonificante. Isso faz dele um curador natural o que o leva a se tornar um cirurgião bem sucedido. Tendo intensas simpatias e antipatias, tudo que faz é com muita força.
      Dá a impressão de ser frio, calculista e antipático, modos esses que são mal interpretados. Tem interesse ativos pelas pessoas como indivíduos analisando suas ações procurando saber o que torna uma pessoas diferente da outra. Esse seu interesse pelos demais vem do fato de que ele mesmo tem uma personalidade complexa.
      Suas emoções são profundas e fortes e fervem quando encontram uma via de escape . Exerce grande pressão sofre tudo que o cerca, expressando sua força tremenda. Como as pessoas fazem parte de sua realidade, tornam--se alvos fáceis quando o escorpiano está zangado. Então ele se torna astuto, desconfiado, invejoso e vingativo. Por ser o expediente sua melhor qualidade, assume posições de confiança e responsabilidade. Por sua capacidade de organizar idéias e planos, problemas difíceis nunca o desconcertam. Tarefas complicadas e desagradáveis são lhe confiadas sem que ele desmereça de confiança. Sua mente investigadora lhe permite engendrar possibilidades várias.
      Seu lado pior, é ser insistente para com os outros se comportem da maneira que ele considera certa. Precisa aprender que o sucesso, depende de sua disposição de ficar em segundo lugar, e que o fato de fazer perguntas não é indicação de inferioridade. Deve mover-se de acordo com a corrente mental do mundo e não se opor a ela.
Profissões
      Detetives, investigadores, médicos, psiquiatras, ginecologistas, agentes funerários, agentes de seguros, biologistas, cobradores e açougueiros.

24 de janeiro de 2011

Câncer

Qualidades: Cardinal
Modo: Sentimento
Lema: Eu sinto

Pedras: Lunar e Pérola
Cores: Pálidas: Creme e Branco.
Área do Corpo: Diafragma, Estômago e Pele.
Atrações: Peixes, Escorpião e Aquário.

Aparência: Altura mediana, boca e rosto pequenos, olhos pálidos.
Pontos Fortes
      Romântico, Emocional, Imaginativo, Magnético, Encantador, Habilidoso, Empático, Perspicaz, Original, Corajoso, Protetor, Convincente, Vivaz, Motivado, Generoso, Profundo, Determinado, Responsável, Observador, Sensível, Leal, Generoso, Orgulhoso, Envolvente, Pragmático, Curioso, Inventivo, Paciente, Fascinante, Sedutor, Inspiracional, Ambicioso.
Pontos Fracos
      Ingênuo, Manipulador, Indiscreto, Complicado, Problemático, Destrutivo, Esquecido, Sensível em excesso, Temperamental, Inseguro, Rígido, Fechado, Isolado, Impreciso, Irritante, Passivo, Reprimido, Sofredor, Ansioso, Obcecado, Instável, Incomunicável, Super protetor, Cabeça dura, Moralista.
Temperamento
      O nativo de Câncer, está sujeito a caprichos, mau humor, mudanças variadas. Não gosta de ver-se trancado em único ambiente, porque lhe é fácil alterar a própria posição. Não dá muita atenção ao físico, mas é ativo ao assimilar e distribuir as impressões que absorvem do meio ambiente. Por causa de sua extrema sensibilidade e tendência mediúnicas, o ambiente em que vive é muito importante na sua vida.
      Embora tímido e retraído, executa suas próprias idéias à sua própria maneira. Transforma em tenacidade o que lhe falta em agressividade. Tem poderes reflexivos que derivam com freqüência para o devaneio e a fantasia, deixando-o no mau humor.
      A melhor forma de atraí-lo é através da bondade, da simpatia e do elogio. Por absorver a energia de quem entra em contato, deve escolher com cuidado as pessoas com quem convive. As pessoas barulhentas, impetuosas ou grosseiras, irritam-no.
      Os nativos de Câncer são fortemente domésticos em razão do seu instinto protetor. Estão sempre lutando pelos oprimidos. O medo do ridículo é uma tortura para ele e o impede de valer seus direitos. Sua melhor qualidade é a persistência.
      Quando sente que foi passado para trás, torna-se suscetível, sua pior qualidade. Notícias desagradáveis perturbam-no. Ele precisa captar a idéia de que as pessoas são simpáticas e amistosas e aprender a conviver com as que parecem não possuir tais qualidades. Assim, não repelirá as oportunidades que se apresentam.
Profissões
      Obstetras, cozinheiros, jardineiros, mercadores, corretores imobiliários, babás, gerentes de restaurante, historiadores, zeladores, bioquímicos.
  

22 de janeiro de 2011

MANUAL DA APRENDIZ

Manual da Aprendiz

A feiticeira do novo milênio tem um estilo bem diferente das velhas assustadoras com verruga no nariz. Para começar, bom humor é fundamental. Nada de gargalhadas apavorantes, o que conta é a leveza de espírito. “Sem alegria não se consegue o clima positivo necessário ao encantamento”, diz a psicóloga Luiza Lagoas, 57 anos, do Rio de Janeiro, praticante de magia desde a adolescência. Segundo ela, toda mulher guarda uma bruxa dentro de si. “A sensibilidade e a intuição naturais do sexo feminino estão ligadas à nossa porção feiticeira”.
 E as poções. De onde vem? Simpatias, rezas e crenças populares se revelam uma ótima fonte. “Tente se lembrar de como uma avó usava um ramo de arruda para acalmar as crianças ou do chá que uma tia preparava para curar os males mais variados”, sugere a filósofa carioca Márcia Frazão, 50 anos. “Toda família tem ou teve uma mulher bruxa”, afirma ela. “Experimente imitá-la.Pegue umas ervas e brinque um pouco. È divertido e faz o talento fluir.”
 As informações sobre para que serve cada planta e como usá-la para alcançar o efeito desejado – beber um chá, banhar-se em uma infusão de ervas ou apenas carregá-las como um amuleto – podem ser conseguidas em livros especializados e em conversas com benzedeiras. “Elas são uma espécie de feiticeira”, afirma o historiador Carlos Roberto Nogueira, professor de História Medieval da Universidade de São Paulo (USP) e autor de duas teses sobre bruxaria. Prova disso é que boa parte do arsenal das bruxas modernas são simpatias e orações para pedir proteção aos santos, que as rezadeiras conhecem bem.
 Receitas anotadas, o próximo passo é observa a natureza. Os tempos modernos e o ritmo das cidades grandes afastaram as pessoas do ciclo natural da vida”. Se ficar atenta, começara a notar os sinais do que vai acontecer, exatamente como ocorre com quem mora no campo e sabe quando vai fazer frio ou calor. “Se a temperatura se torna mais fresca e há uma agitação entre as plantas, vem uma chuva amena. Se os passarinhos desaparecem, ela será forte”, diz a bruxa Márcia. “Aos poucos, descobre-se como lidar com os ingredientes que a natureza oferece.”
 Mas há regras para colher bons frutos. Toda vez que precisar de uma planta é necessário estar motivada por boas intenções e fazer um pequeno ritual: pedir que a natureza atenda e, depois, agradecer a cada objetivo alcançado deixando num jardim uma oferenda. Não importa se uma maça ou um fio de cabelo – trata-se apenas de um gesto de atenção.

20 de janeiro de 2011

MEU NOME DE FADA

PENA ICEFILLER
ELA PROTEGE OS MAIS VULNERÁVEIS E TRAZ JUSTIÇA AOS INJUSTIÇADOS.
ELA VIVE EM LUGARES ELEVADOS ONDE AS NUVENS COM A TERRA.
ELA SÓ É VISTA NA VÉSPERA DO SOLSTÍCIO DE VERÃO.
ELA VESTE AZUL  CLARO COMO O CÉU E TEM ASAS DE BORBOLETAS AZUL GELADO.

MEU NOME DE VAMPIRA

SELENE RUTHEVEN

CONHECIDA EM ALGUMAS PARTES DO MUNDO COM:
SERIMAMIS DE MORCEGOS E SOMBRAS.
DESLIZANDO ENTRE AS SOMBRAS ENTRE OS LUGARES ESCUROS,SEMPRE CALMO.

Chuva de Bruxaria

Poesia Bruxas.wmv

WICCAS & BRUXAS III - Arlete Funaro

aquario

     
Qualidades: Fixo
Modo: Pensamento
Lema: Eu universalizo

Pedras: Água marinha, Âmbar
Cores: Azul elétrico, Cores fluorescentes
Área do Corpo: Sistema circulatório
Atrações: Áries, Gêmeos, Libra

Aparência: Robusto, corpulento e pele clara
Pontos Fortes
      Atraente, Vivaz, Aberto, Natural, Emotivo, Empolgante, Técnico, Ativo, Magnético, Admirado, Talentoso, Interessante, Confiante, Brilhante, Rápido, Corajoso, Motivado, Sociável, Divertido, Astuto, Apreciado, Voluntarioso, Mental, Original, Detalhista, Agradável, Benquisto, Humano, Intuitivo, Empático, Espirituoso.
Pontos Fracos
      Indeciso, Ofensivo, Impetuoso, Explosivo, Negligente, Anti-social, Problemático, Autocentrado, Inconsciente, Inseguro, Instável, Ditatorial, Compulsivo, Imaturo, Impaciente, Sensacionalista, Calculista, Racional, Distante, Frio, Disperso.
Temperamento
     Um nativo de aquário é progressista, possui idéias claras e avanças. Embora seja de um signo impessoal, costuma ser agradável, amistoso e jovial. É um diplomata, sabe exatamente o que dizer e fazer para produzir determinado efeito sobre as pessoas. É um conversador interessante com interesse pela educação, por novos descobrimentos, pelo desenvolvimento da ciência e da invenção, assim como por acontecimentos e fatos novos. Acha mais fácil aprender ouvindo os outros do que lendo. Funciona no plano mental mais do que emocional. Com sua visão não convencional e ampla favorece as atividades práticas ao longo de linhas criativas. Tanto tem interesse pelo muito velho como pelo muito novo. Tem a capacidade para misturar a arte e a ciência e planejar empregos ultramodernos para artigos esquecido há anos em sucatas.
      Procura a sociedade com pessoas porque gosta do intercâmbio de idéias. Tendo simpatias e antipatias fortes, tomará com freqüência o lado oposto de uma questão só por amor à discussão. Está é sua pior qualidade o debate. Se levar está atitude adiante poderá ser rejeitado. Desenvolverá então uma irritabilidade nervosa e exporá idéias tão malucas que trarão sua própria ruína.
      Pelo seu lado positivo, seus propósitos e metas são altruístas. Existe nele o desejo de resolver todos os problemas do mundo. Interessa-se por política e religião encarando-as do ponto de vista do bem estar em geral. Desgasta-se mais na solução teórica das dificuldades da humanidade, do que numa ação eficiente. Deve aprender que a sabedoria se faz acompanhar da aplicação prática quando se quer uma realização.
Profissões
     Eletricistas, técnicos de eletrônica, inventores, físicos nucleares, psicólogos, assistentes sociais, astrólogos, astrônomos, aviadores.



19 de janeiro de 2011

JURAMENTO DE UMA BRUXA


Que eu seja como a que tece o pano
na floresta, profundamente escondida.
Que eu possa fazer o meu trabalho sem interrupção.
Que eu seja uma exilada, se este é o sacrifício.
Que eu conheça a procissão sazonada do meu espírito e do meu corpo, e possa celebrar os quartos em cruz,
solstícios e equinócios.
Que cada Lua Cheia me encontre a olhar para cima, nas árvores desenhadas no céu luminoso.
Que eu possa acariciar flores selvagens, cobri-las com as mãos.
Que eu possa libertá-las, sem apanhar nenhuma,
para viver em abundância.
Que meus amigos sejam da espécie que ama o silêncio.
Que sejamos inocentes e despretensiosos.
Que eu seja capaz de gratidão. Que eu saiba
ter recebido a alegria, como o leite materno.
Que eu saiba isso como o meu gato, no sangue e nos ossos.
Que eu fale a verdade sobre a alegria e a dor,
em canções que soem como o aroma do alecrim,
como todo o dia e na antiguidade, erva forte da cozinha.
Que eu não me incline a auto-integridade e a auto-piedade.
Que eu possa me aproximar dos altos trabalhos da terra e dos círculos de pedra, como raposa ou mariposa,
e não perturbar o lugar mais que isso.
Que meu olhar seja direto e minha mão firme.
Que minha porta se abra àqueles que habitam
fora da riqueza, da fama e do privilégio.
Que os que jamais andaram descalços não encontrem o
caminho que chega a minha porta.
Que se percam na jornada labiríntica. Que eles voltem.
Que eu me sente ao lado do fogo no inverno
e veja as chamas brilhando para o que vier,
e nunca tenha necessidade de advertir ou aconselhar,
sem que me peçam.
Que eu possa ter um simples banco de madeira, com verdadeiro regozijo.
Que o lugar onde habito seja como uma floresta.
Que haja caminhos e veredas para as cavernas e poços
e árvores e flores, animais e pássaros,
todos conhecidos e por mim reverenciados com amor.
Que minha existência mude o mundo não mais nem menos do que o soprar do vento, ou o orgulhoso crescer das árvores.
Por isso, eu jogo fora a minha roupa.
Que eu possa conservar a fé, sempre!
Que jamais encontre desculpas para o oportunismo.
Que eu saiba que não tenho opção, e assim mesmo
escolha como a cantiga é feita, em alegria e com amor.
Que eu faça a mesma escolha todos os dias e de novo.
Quando falhar, que eu me conceda o perdão.
Que eu dance nua, sem medo de enfrentar meu próprio reflexo.


BRUXINHA MONNY

A noite sombria das terras cerradas,
A doce neblina cobre vales, montanhas e lares...
Vemos apenas a silhueta da lua cheia.
Não há lobisomens, fadas ou sereias
Ou antigas superstições.
Em cada canto, um grito,
Um uivo, um gemido.
Numa vida anterior em alguma dimensão conhecida
A bruxinha Monny caminha rodeada de elementais
Entre figueiras centenárias
Canta, dança sedutoramente
Pelo jardim sagrado de flores amargas...
Seres iluminados observam sua dança psicodélica
Assistem encantados, ouvindo os ritmos.
De tambores distantes que cadenciam
Os seus passos de pés pequeninos
E das seculares bruxas aprende seus segredos.
Criando feitiços, combinando suas fórmulas.
Já é tempo de nos lembrarmos delas,
Professoras, namoradas, tias,
Amigas, garçonetes, arrumadeiras,
Secretárias ou cozinheiras.
Pois elas estão infiltradas entre nós.
Elas nos seduzem dia após dia.
Bruxinha Monny diz plinct plonct
Faz do caos
A harmonia das coisas que não vemos
Tira o azul e coloca preto e branco.
Do rosa faz o roxo
No silêncio das perdas, faz a festa do rei momo.

POEMA PARA UMA AMIGA

Para Simone Oliveira

Nos corações conhecidos e sinceros
Um sentimento sublime, único, singelo...
Algo maior e muito além da fútil prepotência.
O amor com a força de mil canhões.
Há caminhos e destinos diversos,
Mas o verdadeiro caminho é um só
Com atos inversos e reversos.
Os dias estão em todos os poemas,
Rabiscados e reescritos,
Neles há as folhas secas do outono
E o céu cinzento de inverno...
Tudo pode ser diferente,
Numa busca constante,
Veredas estreitas cheias de pedregulhos
Do sagrado instante.
A velha mania de acreditar na vida
E dela montar o quebra-cabeça
Da felicidade duradoura.
A amizade que refaz o espírito.
O singelo ato de sermos ventos da lucidez
De um tempo próximo.
A mente aberta e a presença sentida
De quem tão longe e tão perto está.
Você educando com dedicação e carinho.
Que seja abençoada tua existência,
Que afetividade e reciprocidade que nos une,
Também nos cure de todos preconceitos possíveis.
Que nunca cansemos de acreditar em nós...
Ser querida por todos é um dom,
Monny, tu tens um espírito gigante.
A poesia da tua presença
Mesmo que distante
É com ver as estrelas brilhando na noite.
Não podemos toca-las
Mas sabemos que estão lá.
HISTÓRIA DA BRUXARIA
"Falar em origem da Bruxaria é o mesmo que retornar ao inicio da humanidade, quando os seres humanos começaram a despertar a sua percepção para os mistérios da vida e da natureza.
Como afirmam a maioria dos antropólogos, o ser humano habita este planeta há mais de dois milhões de anos. Mais de 3 quartos deste tempo a nossa espécie passou nas culturas de coleta e caça aos pequenos animais. Nessas sociedades não havia necessidade de força física para sobreviver, e nelas as mulheres possuíam um lugar central.
As mais antigas obras de arte que representam figuras humanas são de mulheres,mães. Datando de 35.000 a 10.000 anos antes da era cristã, e descobertas pôr toda a Europa e na África, essas estatuetas de "Vênus",chamadas assim pêlos arqueólogos, mostram a plenitude de formas da maternidade e a maturidade da natureza feminina.
Desde os tempos neolíticos, a prática da Bruxaria sempre girou em torno de rituais simbólicos que estimulam a imaginação e alteram a consciência. A primeira demonstração de arte devocional foi as Madonas Negras, encontradas em cavernas do período Neolítico, então as deusas da fertilidade foram os primeiros objetos de adoração dos povos primitivos. Assim, rituais de caça, experiências visionárias e cerimônias de cura sempre tiveram lugar no fértil contexto dos símbolos e metáforas de cada cultura. Vale a pena ressaltar que nos vários sítios paleolíticos associados à imagem da Deusa foram encontrados entre eles, Laussel, Angles-sur, Cogul, La Magdaleine e Malta, só para citar alguns.
No período neolítico, Catal Hüyük é um dos primeiros e mais claramente sítios matriarcais (cerca de 6.500 - 5.700 a. C) escavados. Os vários santuários decorados com figuras da deusa-mãe e seu filho-amante não fornecem dados que apontem para o sacrifício humano ou animal, não há altares, fossas para sangue e depósitos secretos para os ossos. Nem tampouco os templos da Deusa em Marta e na Sardenha, as galerias escavadas e os círculos de pedras dos construtores megalíticos ou os sítios de Creta, apresentam qualquer evidência de que seres humanos foram em qualquer época, ritualmente assassinados. Onde o sacrifício humano é visto claramente - por exemplo, nos túmulos sagrados da cidade suméria de Ur, onde cortejos inteiros acompanhavam o rei para a morte - ele está associado à cultura já vinculada ao patriarcado.
As sacerdotisas druidas da Grã-Bretanha estavam divididas em três classes. A classe mais alta vivia em regime de celibato em conventos. Essas irmandades alimentavam as fogueiras sagradas da Deusa e foram assimiladas na era cristã como monjas. As outras duas classes podiam casar e viver nos templos ou com os maridos e famílias. Eram servas acolhidas nos ritos sagrados da Deusa. Com o advento do cristianismo, foram chamadas "Bruxas".


Touro

Qualidades: Fixo
Modo: Sensação
Lema: Eu tenho

Pedras: Lápis-lazuli, Quartzo rosa
Cores: Todos os tons de azul e rosa
Área do Corpo: Ouvido, pescoço e garganta
Atrações: Libra, Escorpião, Capricórnio

Aparência: Baixo, atarracado, boca grande, cabelos e olhos escuros.
Pontos Fortes
      Elegante, Cuidadoso, Poderoso, Realista, Imponente, Sociável, Seguro, Carinhoso, Protetor, Vigoroso, Constante, Independente, Dedicado, Centrado, Sólido, Confiável, Resoluto, Calmo, Realista, Produtivo, Perfeccionista, Observador, Inteligente, Envolvente, Atencioso, Convincente, Sensível, Imaginativo, Digno, Estético, Prudente, Convincente, Talentoso, Responsável.
Pontos Fracos
      Extravagante, Super protetor, Inflexível, Reprimido, Repressor, Narcisista, Fechado, Resistência ao perdão, Arrogante, Isolado, Teimoso, Retraído, Dominador, Vaidoso, exigente, Autoritário, Rancoroso, Ciumento, Crítico, Indiferente, Nervoso, Passivo, Censurador, Egoísta.
Temperamento
      O nativo de Touro é pé-de-boi, prático e confia em si mesmo. Trabalhador incansável e persistente, com enorme energia, espera com bastante paciência até que seus planos amadureçam. Não se intromete na vida dos outros, nem se sujeita à opinião das pessoas. Sente-se atraído pelo dinheiro e se expressa pelo uso que faz dele.
      Naturalmente calmo e ponderado, é amiúde reservado. Seus modos abrigam certo sentido de timidez. Demora para zangar-se, mas quando se zanga, fica furioso e violento. Quando se acalma, fica emburrado e reservado e passa a ser um inimigo implacável. Quando gosta de uma pessoa, é amigo por toda a vida. Propende a tornar-se super possessivo e ciumento.
      O nativo de Touro tem a mente e hábitos firmes. Amante da rotina, não gosta de alterar seus métodos de forma alguma. Meticuloso, procura aperfeiçoar os mínimos detalhes. Não pode ser apressado, ou empurrado para mudar o seu ritmo. Se o for, mostra-se cabeçudo e não sai do lugar. Obediente, persiste até o fim. Foge de novas aventuras pois lhe desagrada tomar a iniciativa. É conservador no pensamento e na ação. Sua melhor qualidade é a estabilidade.
      O traço que mais o afasta do sucesso é a teimosia. Vivendo num mundo que está sempre mudando, precisa aprender a adaptar-se às novas oportunidades que lhes são oferecidas.
Profissões
      Banqueiros, caixas de banco, industriais, vendedores, tesoureiros, fazendeiros, geólogos, paisagistas, marceneiros, cantores, financistas, esteticistas.

18 de janeiro de 2011

Áries 
Qualidades: Cardinal
Modo: Intuição
Lema: Eu sou

Pedras: Rubi e Ametista
Cores: Todos os tons do vermelho
Área do Corpo: Cabeça
Atrações: Gêmeos, Leão, Libra, Escorpião

Aparência: Estatura média, magro, corpo forte, sobrancelha espessa, trigueiro.
Pontos Fortes
      Entusiasmo, Impulso, Habilidade, Dinamismo, Lealdade, Independência, Sinceridade, Honestidade, Ambição, Inovação, Generosidade, Coragem, Audácia, Decisão, Obstinado, Organizado, Prático, Afetuoso, Aberto, Positivo, Enérgico, Responsável, Alegre, Divertido, Magnético, Imaginativo, Corajoso.
Pontos Fracos
      Malcompreendido, Ditatorial, Dominador, Impreciso, Rude, Inconsciente, Caprichoso, Indiferente, Opinativo, Estressado, Rebelde, Frustrado, Ingênuo, Exigente, Impulsivo, Instável, Imoderado, Obsessivo, Impaciente, Irritável, Extremista, Enganador, Resistente, Permissivo.
Temperamento
      Um nativo de Áries manifesta vontade impetuosa, capacidade executiva e espírito pioneiro destemido. É ambicioso, empreendedor, vigoroso, independente e ativo. Gosta de mandar e não gosta de receber ordens. Os precedentes e o meio ambiente não o afetam.
      Teimoso e agressivo, o seu temperamento, sob pressão, pega fogo. Interessa-se tanto pelas coisas que torna-se rixento quando contrariado. Quando resolve batalhar em prol de uma causa, é muito difícil dissuadi-lo. Por outro lado coloca em ordem seu poder criativo e seu pensamento original, sempre guiados pelo intelecto.
      A necessidade de combater e o gosto de competição são o melhor do nativo de Áries, que está sempre lutando pela liderança pessoal. O otimismo leva-o com freqüência a projetos grandes demais. Tem necessidade de tratar de muitas coisas ao mesmo tempo. Por ser impulsivo, entra em controvérsias, sem ter visto antes a situação. Mas por ser sociável brilhante e vivo, tem lábia suficiente para sair de qualquer canto em que esteja encurralado.
      Em seu desejo de expressar sua melhor qualidade de liderança, tende a tornar-se mandão, sua pior qualidade. Deve aprender a dirigir as energias e concentrar os poderes de liderança positivamente sem interferir na vida dos outros.
Profissões
      Atletas, barbeiros, policiais, bombeiros, trabalhadores em ferro, fisioterapeutas, engenheiro de máquinas, cirurgiões, dentistas, artesanato em metal.


Alguns Significados dos Símbolos

A Abóbora: Simboliza a fertilidade e a sabedoria.

A vela: Indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.

O caldeirão: Fazia parte da .cultura, como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.

A vassoura: Simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.

As moedas: Devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.

Os bilhetes: Com os pedidos, devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.

A aranha: Simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.

O morcego - Simbolizam a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.

O sapo: Está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.

O Gato preto: Símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Unirverso.

CORES:

Laranja - Cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia. vital encontrada na cor laranja.

Preto - Cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre.

Roxo - Cor da magia ritualística.

Um evento tradicional e cultural

O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos (não existe referências de onde surgiram essas celebrações).
A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão(samhain significa literalmente "fim do verão").
A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando:
Origem Pagã
A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam início ao ano novo celta. A “festa dos mortos” era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam “o céu e a terra” (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrava com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como “médiuns” entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.
Origem Católica
Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar “Todos os Mártires”. Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (panteão) num templo cristão e o dedicou a “Todos os Santos”, a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III(† 741) mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”.


Como funciona o Halloween

Os Estados Unidos são o país mais conhecido por comemorar o Halloween. Lá, esta data é muito mais representativa do que no Brasil, e se destaca do resto das festividades que acontecem no decorrer do ano. No entanto, apesar de o Halloween ter ficado conhecido como uma festa tradicional norte-america, não foi lá que ele teve origem, mas sim na sociedade Celta.
No Brasil, o Halloween é popularmente chamado de "Dia das Bruxas" e sua comemoração é recente. Geralmente as escolas de inglês é que promovem festas para comemorar a data, como forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Há quem defenda que o Halloween não tem nada a ver com a nossa cultura e que a data não deveria ser comemorada aqui. Para essas pessoas, o Brasil tem um folclore muito rico e isso deveria ser mais valorizado. Devido a essa reivindicação, em 2005 o governo brasileiro criou o Dia do Saci, também comemorado em 31 de outubro.
Nos Estados Unidos o Halloween é caracterizado por histórias assustadoras de fantasmas, fantasias elaboradas e brincadeiras bizarras.
O Halloween também se destaca por causa de sua mistura única de elementos religiosos e seculares. Nos últimos anos, a festa tem provocado muitas controvérsias, pois ofende certos grupos cristãos, que reagem perturbando os Wiccanos e Druidas de hoje.